"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

17/12/2010

Repórter TVI "Às Vezes Sou Eu"

Repórter TVI - 13 Dez 10 -"Às vezes sou eu"
http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13362262&load=1&pos=7

Uma grande reportagem de Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e Tiago Ferreira e Montagem de Miguel Freitas. Passou na última segunda-feira, 13 de Dezembro, a seguir ao Jornal Nacional

Ninguém está preparado para receber a notícia de que um familiar sofre de Doença de Alzheimer. Uma doença que não tem cura e que se pode tornar incapacitante.

Em Portugal existem cerca de 150 mil pessoas com demência. Dessas, 90 mil têm Alzheimer. A maioria está entregue à família, sem apoios do Estado e sem cuidados especializados.

Para quem cuida, é uma viragem de 180º. O Governo anunciou há cerca de um ano e meio, um pacote de medidas que passavam pela construção de 18 Centros de Dia para estes doentes. A verdade que lhe vamos mostrar nesta reportagem, é que nenhum foi construído.

O que vai ver, são doentes esquecidos, abandonados, por quem deveria ter a obrigação de lhes dar um fim de vida com dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário