"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

06/12/2010

Receio dos Psiquiatras


É frequente nas pessoas referirem-se aos Psiquiatras como médicos dos malucos. O que muitos não sabem nem sonham é que as doenças psiquiátricas com traços de loucura constituem uns escassos 5% de todas as psicopatologias que afectam os doentes.
Mais ainda, a maioria das pessoas que se dirigem a consultas, fazem-no por sentirem violentos tormentos psicológicos, não devendo, por isso, ser marginalizadas.
A Psiquiatria é um ramo da Medicina que estuda os distúrbios comportamentais associados ao pensamento, transtornos de ansiedade e outras enfermidades graves. Tem subespecialidades diversas e áreas de estudo várias.

Por vezes, é posta em causa pelo facto de as doenças não serem visíveis através de um exame médico como um tumor que cresce ou uma infecção que se alastra. Será uma doença física mais degradante que uma doença mental? A resposta é tão simples quanto esta - depende. Pensem sobre isto

Sem comentários:

Enviar um comentário