"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

10/11/2010

Público - Antipsicóticos gratuitos para doentes mentais graves em 2011

Público - Antipsicóticos gratuitos para doentes mentais graves em 2011

Antipsicóticos gratuitos para doentes mentais graves em A partir de 2011, os doentes mentais graves assistidos nos serviços públicos de psiquiatria vão passar a ter acesso a antipsicóticos gratuitos. A garantia foi deixada ontem pela ministra da Saúde, Ana Jorge, na abertura da conferência europeia Promover a Inclusão Social e Combater o Estigma para Uma Melhor Saúde Mental e Bem-Estar, onde anunciou também a "elaboração e divulgação de guias de orientação sobre a prescrição racional de psicofármacos".

Ana Jorge anunciou duas outras medidas: a "promoção de um estudo sobre padrões de prescrição prevalentes relativamente aos psicofármacos em Portugal" e "o desenvolvimento de um programa de formação de médicos de medicina geral e familiar sobre a utilização racional de medicamentos para tratamento de doenças psiquiátricas". Para a ministra, "este pacote de medidas responderá, de forma eficaz, às necessidades dos doentes que realmente precisam de medicação e, por outro lado, ao combate à prescrição excessiva de medicamentos". M.G.

Sem comentários:

Enviar um comentário