"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

02/11/2010

A Loucura

“ Loucura? – Mas afinal o que vem a ser a
loucura?... Um Enigma… Por isso mesmo é que
às pessoas enigmáticas, incompreensíveis, se dá o
nome de loucos…
Que a loucura, no fundo, é como tantas outras,
uma questão de maioria. A vida é uma convenção:
isto é branco, unicamente porque se determinou
chamar à cor daquilo branco. A maior parte dos
Homens adoptou um sistema determinado de
convenções: é gente de juízo…
Pelo contrário, um número reduzido de indivíduos
vê os seus objectos com outros olhos, chama-les
outros nomes, pensa de maneira diferente, encara a
vida de modo diverso. Como estão em
minoria…são doidos…
Se um dia porém a sorte favorecesse os loucos, se
o seu número fosse superior e o génio da sua
loucura idêntico, eles é que passariam a ser os
ajuizados: Na terra dos cegos, que tem olho é rei
diz o adágio: na terra dos doidos que tem juízo, é
doido, concluo eu.
O meu amigo não pensava como toda a gente…Eu
não o compreendia: chamava-lhe doido…
Eis tudo”.
Mário de Sá Carneiro, 1910

4 comentários:

  1. Olá
    Posso dar-vos o meu testemunho. Sofro de esquizofrenia há cerca de 6 anos. Estive internada durante 4 meses num hospital de um país europeu. Estou em portugal. Noto que existe muita discriminação em relação aos doentes mentais. Quando digo que sou doente algumas pessoas tratam-me com indiferença, não me olham mais nos olhos. Há também muito pouco acompanhamento psicológico por parter do SNS, só a medicação não ajuda. As consultas são breves e nãao há tempo para desabafar. Enfim, há muito para fazer em relação às doenças mentais. Desejo-vo bom trabalho com este projecto!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu testemunho e lamentamos ter de enfrentar esses comportamentos discriminatórios. Foi precisamente por essa razão que decidimos fazer este projecto e pretendemos levar todos os cidadãos a repensar as suas atitudes, já que a sociedade foi criada com vista à entreajuda.
    Sempre que desejar pode partilhar connosco as suas frustações e ainda se estiver disponível agradeciamos que nos desse algumas ideias/sugestões para o nosso projecto.
    Desejamos-lhe as maiores felicidades
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas palavras. Bem, ideias não me faltam:), que tal entrevistas de rua sobre a saúde mental em portugal? Como as pessoas encaram essa realidade? dá um pouco de trabalho mas podia ser interessante. Se desejarem saber na 1ª pessoa algo sobre a esquizofrenia podem perguntar-me. Não vos posso enviar é um endereço de e- mail pq de momento não consigo aceder a uma das minhas contas.Mas se me derem o vosso através do blog posso responder e assim com a minha conta pessoal estabelecer contacto.
    Continuação de bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  4. Nós estávamos a pensar fazer uma reportagem no hospital psiquiátrico Júlio de Matos,mas estamos a ter dificuldades com a autorização da administração. Pretendiamos mesmo ver os contrastes de opiniões quer de cidadãos comuns quer de pessoal médico, familiares, etc.
    Gostariamos muito de contar com a sua ajuda e com o seu testemunho. O nosso e-mail é igpsogalho@gmail.com
    Obrigadissima
    Beijinho

    ResponderEliminar