"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

09/05/2011

Hospital Miguel Bombarda prestes a fechar portas - TSF

Hospital Miguel Bombarda prestes a fechar portas - TSF

Fundado em 1848, o primeiro hospital psiquiátrico do país, o Miguel Bombarda, em Lisboa, está prestes a fechar portas. Restam 27 doentes, alguns residentes no hospital há mais de 20 anos e que, nos próximos dias, vão ser transferidos para unidades residenciais de apoio.



Prestes a mudar de morada para onde vão afinal os doentes do Hospital Miguel Mombarda, em Lisboa. A resposta foi dada à TSF por Luís Galhanas, enfermeiro director do hospital.
«Não vão sair daqui para um mini-hospital, para uma unidade de cuidados continuados nem para um lar, vão sair para algum o mais aproximado possível de uma casa normal, com cozinha, casa-de-banho, sala de estar. Vão viver com uma equipa que estará lá durante 24 horas», revelou Luís Galhanas.
Nos próximos dias, grande parte, do Hospital Miguel Bombarda ficará em silêncio com a mudança dos últimos 27 doentes.
Nos terrenos do Miguel Bombarda será construído um condomínio com habitações, escritórios e lojas.

Sem comentários:

Enviar um comentário