"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

30/01/2011

II Simpósio de Reflexão sobre a Saúde Mental



Comunitariamente” é o título do simpósio sobre saúde mental comunitária agendado para o próximo dia 4 de Fevereiro de 2010 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – Pólo A.
  
O simpósio (ver programa) é organizado por estudantes do II curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, em colaboração com o Centro de Saúde Norton de Matos, onde estão a realizar formação clínica.
Esta reunião científica tem por objectivos fomentar a reflexão sobre a saúde mental comunitária, tendo em vista o debate das mudanças perspectivadas para a Saúde Mental: mais cuidados integrados na comunidade e menos cuidados hospitalares, explica a comissão organizadora.

O simpósio, que surge no âmbito do “Projecto Desvendar” do Centro de Saúde Norton de Matos, pretende, igualmente, contribuir para a redução do estigma do utente de saúde mental.
É dirigido a profissionais e a estudantes das áreas da Saúde e das Ciências Sociais, a responsáveis de estruturas e de associações de apoio comunitário, bem como a pessoas com doença mental e seus familiares.
Embora seja uma actividade de natureza técnico-científica, o simpósio pretende ser um espaço aberto a todas as pessoas, sendo a sua participação gratuita.
O coordenador da Saúde Mental na região Centro, Dr. Horácio Firmino, o presidente da Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo, Dr. Jaime Ramos, o presidente da Sociedade  Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, professor doutor Carlos Sequeira, e a enfermeira chefe do Departamento de Psiquiatria de Saúde Mental do Hospital de S. Teotónio (Viseu), enfermeira Maria do Carmo, são alguns dos oradores que intervirão nos diferentes painéis.
Para a sessão de abertura do simpósio (9h30), são convidados de honra a professora Maria da Conceição Bento (presidente da ESEnfC), a enfermeira Glória Butt (representante da Ordem dos Enfermeiros/Secção Regional do Centro), o Dr. João Pedro Pimentel (Presidente da ARS – Centro, IP) e a Dra. Conceição Milheiro (directora do Centro de Saúde Norton de Matos).
Integram a comissão organizadora do simpósio a professora Maria Isabel Marques (orientadora pedagógica), o enfermeiro Fernando Carvalho – ambos coordenadores do Projecto Desvendar – e os enfermeiros Cosma Aguiar, Emanuel Baptista, Mafalda Gonçalves, Marta Gouveia, Marta Silva e Sérgio Gradil (alunos do curso de pós-licenciatura de especialização).

Sem comentários:

Enviar um comentário