"No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, tranformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos"

António Lobo Antunes

09/06/2011

Vídeo denuncia tortura num hospital para doentes mentais - VISÃO

17:14 Quinta feira, 2 de Jun de 2011
Publicado em Visão 
As imagens, captadas por um repórter da BBC, com uma câmara oculta, num hospital com doentes mentais, está a chocar a comunidade internacional. VEJA O VÍDEO (Atenção: imagens eventualmente chocantes)



A filmagem mostra como, alegadamente, são tratados os pacientes internados no Winterbourne View, para estupefação e choque gerais: vêem-se funcionários a agredir fisicamente os doentes, a atirar-lhes água fria e até mesmo a arrastá-los para o banho. Tudo acompanhado de violência verbal.
Um repórter do programa "Panorama", da BBC, filmou durante cinco semanas estes abusos verbais e físicos contra doentes autistas ou com outras doenças mentais.
Um psicólogo clínico britânico, Andrew McDonnell, que teve acesso às imagens, comparou alguns tratamentos a tortura.
A BBC decidiu investigar o caso depois de ter recebido uma denúncia de um antigo enfermeiro da instituição.
Três homens de 42, 30 e 25 anos e uma mulher de 24 já foram detidos.

1 comentário:

  1. E se pensarmos nos abusos cometidos no tal "Bedlam", tido como hospital psiquiátrico mais antigo do mundo, não é de se estranhar que na Inglaterra maus tratos a doentes mentais tornou-se um hábito. Lamentável.

    ResponderEliminar